UMA HISTÓRIA E DEPOIS OUTRA

O projeto Uma História e Depois Outra tem em vista causar o acesso aos bens culturais dos espaços expositivos do Museu do Cangaço, Museu da Cidade (Casa da Cultura) e Marco Zero de Serra Talhada estreitando o diálogo Museu-Escola, fomentando a discussão crítica de temas multidisciplinares e contribuir para a construção de uma prática pedagógica inserida na vida social da comunidade escolar.

Serra Talhada, terra natal do cangaceiro Lampião, retratará as histórias do Cangaço, por meio do projeto “Uma História e Depois Outra”, durante o mês de maio, no Museu do Cangaço. O projeto é direcionado aos professores e adolescentes das escolas públicas de Serra Talhada, que além de conhecer a história do seu povo, vão vivenciar lugares que foram palcos de acontecimentos históricos.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, o projeto visa levar as escolas a conhecerem os bens culturais de Serra Talhada para que os jovens valorizem a história do sertão pernambucano. “Todo o percurso será feito com acompanhamento de condutores turísticos que detém total conhecimento dos fatos”, afirma ela.

O ponto de partida da aventura será na Praça Agamenon Magalhães, que originou o município e que ainda mantém os casarios construídos nos séculos XVIII e XIX. Depois, o grupo segue para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída pelos escravos no século XVII) que conta com muitas histórias e lendas que permeiam o imaginário popular e a Casa da Cultura de Serra, onde os jovens terão contato com o acervo cultural da cidade.

As escolas visitarão também o Museu do Cangaço, o maior do gênero do Brasil, que funciona na antiga Estação Ferroviária e que tem relíquias do personagem sertanejo (Lampião), como utensílios domésticos, armas usadas, fotografias, livros, filmes e documentários sobre os cangaceiros, volante (era como chamava a polícia que perseguia Lampião) e outros personagens que foram parte forte da história do cangaço. Os visitantes serão recebidos por monitores que contarão a vida de Lampião e ainda irão acompanhar uma palestra do pesquisador e escritor do cangaço, Anildomá Willans de Souza, que tem cinco livros publicados sobre o tema.

Os alunos assistirão a uma apresentação do Grupo de Xaxado Zabelê, dança criada pelos cangaceiros. Lampião deu uma grande contribuição para a cultura do sertão. “O Xaxado é uma dança que foi criada por Lampião e seus cangaceiros. Outra faceta pouco divulgada da vida dele é que ele era poeta e nos versos retratava o dia a dia do cangaço, as suas angústias, o que ele sentia falta enquanto cangaceiro e as durezas desta vida”, revela Karl Marx, coordenador técnico do evento.

CALENDÁRIO das ESCOLAS contempladas pelo Projeto:

a) Dia 13 de maio, às 09 horas da manhã (SEGUNDA FEIRA): Escola Tancredo Neves.

b) Dia 14 de maio, às 09 horas da manhã (TERÇA FEIRA): Escola Manoel Pereira Neto

c) Dia 15 de maio, às 09 horas da manhã (QUARTA FEIRA): Escola O Pequeno Mandacaru

d) Dia 16 de maio, às 09 horas da manhã (QUINTA FEIRA): Escola Batista Guilherme Carry

e) Dia 17 de maio, às 09 horas da manhã (SEXTA FEIRA): Colégio Conego Torres

f) Dia 20 de maio, às 09 horas da manhã (SEGUNDA FEIRA): Escola Roseli Xavier

g) Dia 21 de maio, às 09 horas da manhã (TERÇA FEIRA): Escola Maria José de Sá Ferraz

h) Dia 22 de maio, às 09 horas da manhã (QUARTA FEIRA): Escola Nossa Senhora da Penha

i) Dia 23 de maio, às 09 horas da manhã (QUINTA FEIRA): Escola Municipal Tancredo Neves

j) Dia 24 de maio, às 09 horas da manhã (SEXTA FEIRA): Escola Municipal José Rufino Alves

O projeto conta com o incentivo do Edital Microprojetos Culturais / Funcultura / Fundarpe / Secretaria de Cultura / Governo de Pernambuco e a Produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião.