MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: A FONTE DA JUVENTUDE.

EXPOSIÇÃO DE BILHETES DE LAMPIÃO E LIVROS RAROS DO CANGAÇO.
Local: Museu do Cangaço.
Abertura: Dia 13 de maio de 2024.

O Projeto MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: A FONTE DA JUVENTUDE é uma contribuição acessível para mobilizar os jovens da comunidade nas quais vivemos para despertarem maior interesse pelo conteúdo da história e da memória.

É comum que o público em geral conheça a história em um plano aberto, e aí fazem suas análises e interpretações de forma genérica. A medida que detalhes começam a serem pesquisados e estudados, novas visões começam a acontecer e, por impulso, começa a haver uma retomada de entendimento no passado e do presente.

A proposta é realizar três exposições temporárias sobre alguns recortes da história do Cangaço, durante os meses de abril e maio no principal salão do Museu do Cangaço, com:

O QUE DIZEM SOBRE LAMPIÃO – Será o nome da exposição feita com MATÉRIAS DE JORNAIS da época do cangaço falando de suas façanhas nos sertões de Pernambuco, Paraíba e Bahia.

OBRAS SOBRE O REI DO CANGAÇO – Exposição de LIVROS ANTIGOS E RAROS com o tema cangaço escritos nos anos vinte e trinta, inclusive exemplares que foram escritos com o biografado ainda vivo.

LAMPIÃO POR ELE MESMO – Será uma exposição com BILHETES ESCRITOS pelo próprio punho de LAMPIÃO extorquindo dinheiro, passando avisos a fazendeiros e coiteiros.

O objetivo é mostrar aos alunos e público em geral a importância de estudar os fatos históricos, estimular o exercício do pensar em como nós chegamos até aqui, o que foi este processo e o que temos hoje e potencializar o Museu do Cangaço em espaço de reflexão.

O Projeto Memória e Patrimônio – A Fonte da Juventude tem o Incentivo do Edital Microprojetos Culturais / Funcultura / Fundarpe/ Secretaria de Cultura / Governo de Pernambuco e a Produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião.