
O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião vai cruzar o Oceano Atlântico para uma série de apresentações na Itália com o projeto Cabras de Lampião – 30 Anos de Xaxado no Velho Mundo. Os serra-talhadenses vão se apresentar na 67ª edição do Carnaval de Castrovillari, na região da Calábria, que acontece de 28 a 5 de março de 2025.
O evento conta com uma programação repleta de atrações na praça de Castrovillari, tais como: desfiles, concertos, seminários, debates e apresentações de grupos de dança. Os Cabras de Lampião se apresentarão junto a grupos da Bulgária, Grécia e Sérvia.
Para a presidente da Fundação Cabras de Lampião, Cleonice Maria, levar a cultura de Serra Talhada e do Cangaço para o mundo é uma experiência de globalização da cultura local.
“As manifestações culturais que têm raízes, inspirado na história, bem elaborado artisticamente, resiste e ocupa espaços nos eventos que primam pelo melhor”, afirmou.
Esta é a segunda ida do grupo a Itália, que esteve no Vaticano em julho de 2018 colocando os gringos para xaxar no Seminário Pontos de Encontro – Cultura a Unir Povos – e no IV Congresso Internacional de Cátedras Scholas, na Vila Pontifícia de Castelgandofo.
No ano seguinte, foi a vez do México conhecer o xaxado no Festival Internacional de Folclore Latino-Americano, que aconteceu em setembro de 2019, em Iguala de la Independencia, uma das cidades históricas do estado de Guerrero. Os Cabras de Lampião representaram o Brasil nesta edição.
Karl Marx, ator, dançarino e produtor cultural, interpreta Lampião nos espetáculos do Cabras de Lampião há mais de vinte anos esteve presente nas apresentações internacionais e destacou o encontro de culturas de diversas partes do mundo. “É muito bom um grupo dos confins do sertão, com uma dança e musicalidade do cangaço, originária de nossa cidade, ocupar o palco num dos maiores festivais da Europa”, destacou.
O projeto Cabras de Lampião – 30 Anos de Xaxado no Velho Mundo tem o patrocínio do Ministério da Cultura / Governo Federal, contemplado pelo Programa de Intercâmbio Cultural – Edital de Mobilidade Cultural nº 01/2024.
Acompanhe todos os detalhes do projeto nas redes sociais @xaxado.cabrasdelampiao e @fundcabrasdelampiao.

Depois de trinta e cinco anos como motorista do grupo Pajeú nordeste, estou voando mais alto tocando com a sanfona que ganhei de presente dessa grande empresa serratalhadense,em boa parte do mundo para o grupo de dança de xaxado cabras de lampião
Avante, CABRAS!
Nossa cultura sendo levada para fora do nosso quintal.
AVANTE!!!
Enche-me a alma de orgulho e alegria saber que Virgulino Ferreira deixou aos seus conterrâneos um, com pouquíssimas exceções e agora, ao mundo ( porque não dizer assim!) legado não tão somente folclórico mas, sobretudo, legitimamente representativo da cultura do seu povo, de sua região.
Parabéns pela resistência étnica e cultural. Orgulho de vocês, orgulho de ser de Serra Talhada, terra de Lampião e ser seu parente.
Vocês me representam.
Viva à Luta! Viva à Resistências! Viva à Cultura!
Viva à democracia!