Grupo de Xaxado Cabras de Lampião representa cultura de Serra Talhada em Carnaval na Itália

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião vai cruzar o Oceano Atlântico para uma série de apresentações na Itália com o projeto Cabras de Lampião – 30 Anos de Xaxado no Velho Mundo. Os serra-talhadenses vão se apresentar na 67ª edição do Carnaval de Castrovillari, na região da Calábria, que acontece de 28 a 5 de março de 2025.

O evento conta com uma programação repleta de atrações na praça de Castrovillari, tais como: desfiles, concertos, seminários, debates e apresentações de grupos de dança. Os Cabras de Lampião se apresentarão junto a grupos da Bulgária, Grécia e Sérvia.

Para a presidente da Fundação Cabras de Lampião, Cleonice Maria, levar a cultura de Serra Talhada e do Cangaço para o mundo é uma experiência de globalização da cultura local.

“As manifestações culturais que têm raízes, inspirado na história, bem elaborado artisticamente, resiste e ocupa espaços nos eventos que primam pelo melhor”, afirmou.

Esta é a segunda ida do grupo a Itália, que esteve no Vaticano em julho de 2018 colocando os gringos para xaxar no Seminário Pontos de Encontro – Cultura a Unir Povos – e no IV Congresso Internacional de Cátedras Scholas, na Vila Pontifícia de Castelgandofo.

No ano seguinte, foi a vez do México conhecer o xaxado no Festival Internacional de Folclore Latino-Americano, que aconteceu em setembro de 2019, em Iguala de la Independencia, uma das cidades históricas do estado de Guerrero. Os Cabras de Lampião representaram o Brasil nesta edição.

Karl Marx, ator, dançarino e produtor cultural, interpreta Lampião nos espetáculos do Cabras de Lampião há mais de vinte anos esteve presente nas apresentações internacionais e destacou o encontro de culturas de diversas partes do mundo. “É muito bom um grupo dos confins do sertão, com uma dança e musicalidade do cangaço, originária de nossa cidade, ocupar o palco num dos maiores festivais da Europa”, destacou.

O projeto Cabras de Lampião – 30 Anos de Xaxado no Velho Mundo tem o patrocínio do Ministério da Cultura / Governo Federal, contemplado pelo Programa de Intercâmbio Cultural – Edital de Mobilidade Cultural nº 01/2024.

Acompanhe todos os detalhes do projeto nas redes sociais @xaxado.cabrasdelampiao e @fundcabrasdelampiao.

4 comentários em “Grupo de Xaxado Cabras de Lampião representa cultura de Serra Talhada em Carnaval na Itália”

  1. Depois de trinta e cinco anos como motorista do grupo Pajeú nordeste, estou voando mais alto tocando com a sanfona que ganhei de presente dessa grande empresa serratalhadense,em boa parte do mundo para o grupo de dança de xaxado cabras de lampião

  2. João bosco gomes

    Enche-me a alma de orgulho e alegria saber que Virgulino Ferreira deixou aos seus conterrâneos um, com pouquíssimas exceções e agora, ao mundo ( porque não dizer assim!) legado não tão somente folclórico mas, sobretudo, legitimamente representativo da cultura do seu povo, de sua região.

  3. Expedito Solaney Pereira de Magalhães

    Parabéns pela resistência étnica e cultural. Orgulho de vocês, orgulho de ser de Serra Talhada, terra de Lampião e ser seu parente.
    Vocês me representam.
    Viva à Luta! Viva à Resistências! Viva à Cultura!
    Viva à democracia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *