MUSEU DO CANGAÇO + INCLUSIVO
O Museu do Cangaço, mantido pela Fundação Cultural Cabras de Lampião (FCCL), agora promove uma investida não apenas de acervo, mas de inclusão. Trata-se de uma série de OFICINAS FORMATIVAS para sua equipe interna, para potencializar os condutores, guias e recepcionistas para acolhimento do público com deficiência auditiva, visual, cadeirantes e mobilidade reduzida, ministrada por profissionais da área.
Dessa forma, acessibilidade é um direito universal (não apenas de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida). Ela gera resultados sociais positivos e contribui para o desenvolvimento inclusivo e sustentável, sua implementação é fundamental, dependendo, porém, de mudanças de cultura e atitude.
O Museu do Cangaço + Inclusivo é uma ação que conta com o apoio da LPG/PE, Secretaria de Cultura/Fundarpe/Governo Federal.
Dicas de:
Como receber pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Como lidar com pessoas com Carência Auditiva e Surdas.
Como agir em situações de emergência com pessoas com idosos, crianças de colo, mamães com bebês, com todos que requerem cuidados especiais.
Enfim, orientações para receber e atuar com esse público maravilhoso.
Acessibilidade é uma qualidade do ambiente que assegura o melhoramento da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e na comunicação, inclusive nos sistemas e nas tecnologias da informação e da comunicação, bem como em serviços e instalações abertas ao público ou de uso público, tanto na cidade como no campo.
Serviço.
Dias 23, 24 e 25 de outubro de 2024
Aulas teóricas.
Visitas aos Espaços Inclusivos.
Está previsto também no Projeto Museu do Cangaço + Inclusivo, a Requalificação das placas indicativas das peças e obras do Museu do Cangaço.
Faz parte, ainda, do Projeto, Elaboração de um novo material de divulgação virtual do Museu do Cangaço.
“É preciso que a sociedade adote a socialização e adaptação das pessoas, de forma a que possam exercer suas potencialidades”, falou a Presidente dos Cabras de Lampião, Cleonice Maria, acrescentando, “em todos os sentidos, para trabalho, estudo e lazer”. A Inclusão social é o movimento que visa garantir que pessoas com deficiência tenham o direito de participar ativamente da vida pública, sem restrições.