O CINE ARTE LAMPIÃO abre suas portas para uma permanente programação de cinema semanal, e diariamente, para alunos e visitantes, assim como para o público em geral que prefere assistir aos filmes com temáticas específicas.
Cine Arte LAMPIÃO
Museu do Cangaço
Dia 25 de outubro (sexta feira).
Às 10 horas.
ENTRADA GATUITA.
A exibição de abertura será com o filme LAMPEÃO, rodado em 1936, com imagens reais de Lampião, captadas pelo sírio-libanês Benjamin Abrahão Botto, nas caatingas da Bahia e Sergipe.
A ideia é que coloquemos um calendário de filmes semanal, com sessões de temas específicos, primando pelas obras pernambucanas e nacionais, realização de festivais nacionais, sessões permanentes de filmes de temas afirmativos, valorizando, sobretudo o cinema arte, o que não está inserido no mercado.
O CINE ARTE LAMPIÃO será um espaço de fruição para a produção regional e nacional, já que o cinema faz parte das ferramentas usadas para a criação de repertório sociocultural, sendo assim, um filme não oferece apenas um momento de prazer, mas também auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico e social já que aborda diferentes temáticas.
Haverá articulação para o envolvimento dos jovens e crianças, até por que o cinema deve despertar e incentivar mais pessoas para produzirem no audiovisual.
🌵 Benjamin Abrahão Botto foi comerciante (mascate) de tecidos e miudezas, além de produtos típicos nordestinos, primeiro em Recife, depois para Juazeiro do Norte, com dois burros (Assanhado e Buril) e um cavalo (de nome Sultão), atraído pela grande frequência de romeiros.
O trabalho de fotografia e filmagem de Lampião e seu bando, empreendido por Abrahão, envolveu também a ABA-Film, produtora situada no Ceará, que cedeu treinamento e parte do equipamento necessário ao projeto.
Abrahão foi secretário do Padre Cícero e conheceu o cangaceiro Lampião, em 1926, quando este foi até Juazeiro do Norte a fim de receber a bênção do célebre vigário e a patente de capitão, para auxiliar na perseguição da Coluna Prestes. Para a realização das filmagens, Abrahão contou com verdadeiro trabalho de aproximação junto ao bando, que fugia do encalço das forças volantes do Estado. O encontro entre o Sírio-Libanês e o Rei do Cangaço aconteceu em 1936.
Serviço:
Cine Arte LAMPIÃO
Museu do Cangaço
Dia 25 de outubro (sexta feira).
Às 10 horas.
ENTRADA GATUITA.