CIRCULAÇÃO DE ASSISÃO E OS CABRAS DE LAMPIÃO

projeto NO TERREIRO DA FAZENDA

Nos caminhos da história, motivados pela sensibilidade e expressão da cultura, ASSISÃO e os CABRAS DE LAMPIÃO – encontram-se em mais uma ação para coroar a importância que tem o Xaxado na identidade cultural do nosso país. Além da dança e da música, que demonstram a força do Cangaço e do povo nordestino, o Xaxado atrai ainda uma riqueza de elementos como as indumentárias, as comidas, os hábitos e, principalmente, as histórias, narradas nas letras das canções.

O momento desse encontro se dará no projeto NO TERREIRO DA FAZENDA – AULA ESPETÁCULO COM ASSISÃO E OS CABRAS DE LAMPIÃO, tendo como ponto de partida a musicalidade e o ritmo da obra de Assisão numa interação estética e inovadora com a poesia e a dança do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, resultando num espetáculo emocionante e de singular beleza.

ASSISÃO – Assisão, nasceu no dia 05 de maio de 1941 na Fazenda Escadinha, município de Serra Talhada/PE. O início de suas atividades profissionais como cantor começou com o lançamento de um compacto e até o presente momento já gravou vários discos. Seus maiores sucessos, no entanto, aconteceram nos anos de 1987, 1988 e 1989. No trabalho de 1987 foram vendidas cerca de 210 mil cópias. Em 1988 foram 180 mil cópias e em 1989, 190 mil cópias. Somente nestes anos foram quase 600 mil cópias vendidos de seus trabalhos em todo país, o que lhe concedeu três “discos de ouro” consecutivos, além do título de “rei do forró”. As músicas de Assisão são tocadas em todas as regiões do país. Com a agenda sempre completa, Assisão é um dos artistas mais requisitados do Nordeste. Já compôs mais de 800 músicas, destas mais de 300 já foram gravadas, por ele e por muitos outros artistas.

ROTEIRO:

• 22 DE MAIO – 15H
    IPUBI
    EREM ARÃO PEIXOTO DE ALENCAR
  • 23 DE MAIO – 10H
    BELO JARDIM
    EREM DE BELO JARDIM
  • 23 DE MAIO – 15H
    SÃO CAETANO
    EREM AGAMENON MAGALHÃES
  • 24 DE MAIO – 10H
    RECIFE
    ESCOLA ANTÔNIO FARIAS FILHO
  • 25 DE MAIO – 15H
    VICÊNCIA
    GINÁSIO DE ESPORTES AMAURY PEDROSA

Fundação Cultural Cabras de Lampião > Produção Geral.
Karl Marx > Produção Executiva.
Cleonice Maria > Coreografia, Roteiro e Direção Artística.
Assisão e Cleonice Maria > Repertório.
Fotografias > Sebastião Costa.
Cida Souza > Produção Artística

O projeto NO TERREIRO DA FAZENDA – AULA ESPETÁCULO COM ASSISÃO E OS CABRAS DE LAMPIÃO tem a produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião, com Agência Cultural de Produção e Criação e o Instituto Nosso Clima, com o Incentivo do Funcultura/Fundarpe/Secretaria de Cultura/Governo de Pernambuco.