28 ANOS XAXANDO PELO MUNDO – CABRAS DE LAMPIÃO

Ação visando formação de plateia, incentivo às artes, preservação e salvaguarda da memória histórica e cultural de Serra Talhada.

28 anos de história, atravessando o Brasil e projetando a Capital do Xaxado para o mundo, o GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO celebra onde começou sua história: na Feira Livre. Neste dia 20 de março, segunda feira, às 9 horas da manhã, o grupo faz sua primeira apresentação em Serra Talhada, após o desfile apoteótico na vice-campeão paulista, a ESCOLA DE SAMBA MANCHA VERDE. Na sequencia o grupo seguirá com apresentações no Museu do Cangaço.

Trata-se de uma programação no MUSEU DO CANGAÇO para pessoas de todas as idades, visando formação de plateia, incentivo às artes, a memória histórica e cultural de Serra Talhada.
É uma ação que está direcionada à preservação e salvaguarda do XAXADO, que é uma manifestação popular, de matriz sertaneja da região do Pajeú, criada pelos cangaceiros de Lampião, visando também fortalecer o Xaxado como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, de acordo com a Lei Estadual nº 13.776, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco em 26/09/2009.

O Projeto desenvolverá atividades de formação através de sessões de curta-metragem com abordagem do cangaço, uma curta temporada de apresentações do GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO e da peça teatral A CHEGADA DE LAMPIÃO NO INFERNO. Todas as atividades são gratuitamente, conforme detalhamento abaixo:

Dia 20 de março de 2023
Às 09 horas.
Local: Área de Alimentação da Feira Livre

A CHEGADA DE LAMPIÃO NO INFERNO

Dia 21 de março de 2023
Às 20 horas.

Dia 22 de março de 2023
Às 14 horas.

A CHEGADA DE LAMPIÃO NO INFERNO

Dia 23 de março de 2023
Às 20 horas.

Dia 24 de março de 2023
Às 14 horas.
Local: Museu do Cangaço

Todos os dias, antes do espetáculo, haverá a sessão de curta-metragem A SAGA DE LAMPIÃO NO SERTÃO DO PAJEÚ, com os filmes:

• Papo Amarelo, o primeiro tiro.
  • Lampião e o Fogo da Serra Grande.
  • Lampião e a cadeia de Vila Bela.

O Projeto CABRAS DE LAMPIÃO: FORMAÇÃO, MANUTENÇÃO E TEMPORADA é uma realização da Fundação Cultural Cabras de Lampião, com Agência Cultural de Produção e Criação e o Instituto Nosso Clima, com o Incentivo do Funcultura/Fundarpe/Secretaria de Cultura/Governo de Pernambuco.