CABRAS DE LAMPIÃO NO CEARÁ

Os Cabras de Lampião se prepara para fazer rastro nas terras cearenses com dois espetáculos originalmente da Capital do Xaxado: O GRUPO DE XAXADO e a peça A CHEGADA DE LAMPIÃO NO INFERNO, que neste mês de janeiro começará suas atividades seguindo uma agenda de apresentações.

🌵JUAZEIRO DO NORTE🌵
Dia 20, às 18:30 m
No Centro Cultural BNB
A CHEGADA DE LAMPIÃO NO INFERNO

🌵BREJO SANTO🌵
Dia 21, às 19 h.
Em frente ao Museu Municipal/Praça Padre Cícero
GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO

🌵FORTALEZA🌵
Dia 27, às 12 h.
Centro Cultural BNB
GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO

🌵FORTALEZA🌵
Dia 27, às 19 h.
Centro Cultural BNB
A CHEGADA DE LAMPIÃO NO INFERNO

Da autoria de Antônio Alexandre de Souza, inspirada no clássico verso de cordel homônimo de José Pacheco, com Direção de Anildomá Willans de Souza, com produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião. A história tem inicio com Lampião ainda na terra, falando de sua origem e como começou a vida no cangaço. Socorre uma viúva que foi vitima da polícia, briga com um soldado da volante e por fim, é fuzilado. Ao chegar ao Inferno tem o primeiro confronto com o Cão Coxo, depois uma refrega com uma tropa de diabos, mantendo uma peleja de perguntas e respostas com o Diabo Rei. Lampião descobre que o Inferno é melhor que a atual situação do Brasil, faltando, apenas, eleições diretas. Lampião candidata-se e é eleito. Porém, Padre Cícero intervém na situação e muda o rumo da história. É um texto em versos, estilo cordel, com cunho social.

O GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO

O grupo de Xaxado Cabras de Lampião é o maior divulgador desta dança e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão. É uma trupe de artistas sertanejos – exatamente da cidade que nasceu Virgolino Ferreira da Silva, o LAMPIÃO – que reproduz no palco como os cangaceiros se divertiam nas caatingas, nos intervalos dos combates. O GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO, que tem direção e coreografia de Cleonice Maria, trouxe os cangaceiros para frente das luzes e o cangaço se transformou num show de arte com uma nova e revolucionária imagem do Rei do Cangaço. É um espetáculo que conduz o expectador a um mergulho no mundo mágico e místico do sertão. Com músicas ao vivo – sanfona, triângulo e zabumba – e um repertório do cangaço, MPB e uma indumentária semelhante a dos cangaceiros, a saga de Lampião é mostrada em uma forma envolvente e de singular beleza.

Neste momento os Cabras de Lampião dão a largada em execução de eventos e atividades voltadas para a promoção e divulgação da cultura e da história de Serra Talhada, destacando a importância que tem o Xaxado para a região e para a identidade cultural do nosso país. Além da dança e da música, que demonstram a força do Cangaço e do povo nordestino, o Xaxado atrai ainda uma riqueza de elementos como as indumentárias, as comidas, os hábitos e, principalmente, as histórias, narradas nas letras das canções e nos cordéis. As apresentações têm a parceria do BNB/Bando do Nordeste e o incentivo do Funcultura / Fundarpe / Secretaria de Cultura / Governo de Pernambuco.

Essa circulação com esses dois espetáculos é um convite para reafirmar nossos valores fundamentados na identidade cultural sertaneja, tendo como ponto de partida a dança do xaxado, a poesia e a teatralidade, musicalidade e o ritmo numa interação estética e inovadora, resultando em dois espetáculos emocionantes e de singular beleza.

siga-nos em nossas redes sociais